30.6.08

PREÇO, VALOR E SIGNIFICADO

por Mario Persona

"Não sou de criar caso, mas alguém resolveu criar um caso comigo. Já tinham me avisado, mas foi só na quinta ou sexta livraria que encontrei o caso criado. Ele ocupava quatro das 472 páginas do livro "Google Marketing". Virei caso em jargão corporativo: "Case Mario Persona".

Foi muito estranho encontrar meu nome no índice de um livro. Em capas eu já vi, pois eu mesmo escrevi, mas é a primeira vez que me vejo em livro alheio. Comprei na hora e nem liguei para o preço. Quanto? Oitenta e poucos reais. Caro? Nem um pouco. Para ver meu caso nele eu pagaria cem ou mais.

Existem coisas que não têm preço, não importa se você vai pagar com aquele cartão ou não. São coisas que têm um significado que lhes confere valor. Veja aquela sua caixa de lembranças pessoais. Tem coisa ali que eu não iria querer nem se você me pagasse. No entanto você não as vende por dinheiro algum, ainda que seja uma foto amarelada, um papel de bala ou o que sobrou de uma pétala de flor.

As coisas só têm valor quando carregam um significado, por isso se você quiser criar valor para algo é preciso que crie também um significado. Preço é uma coisa, valor é outra. Tem gente que passa um ano inteiro pagando a fantasia de carnaval que vai usar uma vez, mas acha cara a cueca que paga uma vez para usar o ano inteiro. Falta a esta um significado.

Às vezes o preço ajuda a criar significado e valor. Tem gente que adora contar quanto pagou pelo que comprou, por achar que isso significa status. Para alguns pode significar que o amigo é rico, mas para outros, que é novo rico e metido a besta. Os significados podem variar, e o valor atribuído às coisas e pessoas também.

Lembro-me de um amigo de meu pai que levou uma carta de recomendação de um político em sua entrevista de emprego, só para impressionar. Se dependesse da competência, o sujeito teria sido empregado. Por causa da carta, não foi. Para o empregador, aquele político não valia nada.

As revistas mais vendidas são as que trazem celebridades na capa. E, segundo a Forbes, em 2007 as seis revistas de celebridades mais vendidas nos EUA foram as que traziam o rosto da atriz Jennifer Aniston, ex-Friends e ex-Brad Pitt.

Quem mais vendeu não foi a melhor atriz nem a mais bonita, mas a mais significativa. Talvez por representar a mulher meio bonita, meio estressada e meio passada para trás. Toda mulher se sente meio assim. Quem vendeu menos? Paris Hilton. Para ter valor é preciso significar algo.

Graças ao significado todas as mulheres podem ser lindas, e não apenas as belas, todos os filhos podem ser gênios e todos os times campeões. O namorado da feia fala de sua "beleza interior"; a mãe se consola com a idéia de que "não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes", e o torcedor suspira: "Um dia a gente chega lá". Valor é subjetivo.

Quando se concebe um produto ou serviço, é preciso identificar um público para o qual aquilo tenha significado suficiente para criar valor. Objetos de arte funcionam assim, coisas raras também. Tenho um amigo que guarda em casa uma garrafa de cachaça. Ele não bebe, só guarda. Para ele, a cachaça tem significado e valor.

É uma garrafa de "Cachaça Itapema", extraída dos últimos tonéis da Levy & Levy que encerrou sua produção em 1957. Os tonéis foram preservados pela família nos porões da velha Fazenda Itapema, em Limeira, e abertos em 1997, quarenta anos depois. Aquela edição única, finita e limitada foi cuidadosamente embalada em garrafas de luxo e vendida a preço de uísque escocês de 8 anos.

Para uns tudo isso tem um enorme significado e valor, para outros não. Foi o que percebi quando o entrevistador quis aproveitar o gancho da cachaça, que patrocinava seu programa na TV, e perguntou ao entrevistado em transmissão ao vivo:

- E aí, José, você já experimentou essa cachaça?

- Tá louco, sô! Essa cachaça é cara demais!"

28.6.08

RAIOS DE SOL


Play aqui:


E o que seríamos, nós, mulheres, sem amigas?


"Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial. Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar nosso futuro. Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos. Ter amigas produz o hormônio OXITOCINA, de efeito calmante. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao stress, elas sentem a necessidade de proteger os seus filhos e de se agruparem com outras mulheres. Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o stress mais agudo e provoca um efeito calmante.

Depois de repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.

Assim, ter amigas ajuda-nos não somente a viver mais, como também a viver melhor."

E isso explica porque me sinto sempre melhor a cada dia no meu trabalho. Faço amigas! A cada contrato fechado ganho uma, duas... vai depender se elas têm irmãs, mães, tias e outras amigas que queiram fotografar também. E acontece assim...de repente... sem querer. É um sorriso, um olhar, um abraço que sela e faz com que entendamos que ali não se fechou apenas um trabalho, mas um mundo de confidências, madrugadas de papo na Internet, visitas inesperadas, torpedos carinhosos no celular que me fazem tanto bem, telefonemas desesperadores, emails engraçadíssimos, cinemas no meio da semana, encontros e mais encontros, caravanas de noivas em exposições de eventos.

Já fui à chás de lingerie, recitais de mestrado, hotéis, igrejas e salões de festa só pra verificar a luz do local, o cenário, registrar um momento bacana... ou... apenas... pra estar com elas.

Nossos encontros são recheados de histórias bacanas, lágrimas de emoção, desabafos, fofocas (óbvio!), solidariedade, fotos (necessárias, mas nem sempre conseguimos registrar decentemente - culpa do teor alcoólico?), cervejinhas, caipirinhas, e... os noivos, maridos, acompanhantes... Porque, por mais que eles não aguentem nossas risadinhas agudas e gritinhos de felicidade a noite inteira, marcam presença e acabam fazendo amigos e encontrando consolo no outro colega que também está pra se "enforcar", ou já foi "enforcado", e está pirando com as neuroses casamentícias! :))

Estarmos juntas faz tão bem! Só de pensar que vamos nos encontrar, dou pulinhos de alegria (literalmente) e conto os minutos. É uma pena quando uma ou outra não pode ir. Porque dentro dos assuntos, sempre ficamos falando: "Aaaahh... a Fulana ia adorar saber disso!" Ou... "ahahahahahah, imagina se a Ciclana tá aqui?". Ou seja, mesmo quem não vai, está lá!

Ter amigas aquece o meu coração... me faz chorar de tanto rir... me faz rir de tanto chorar... me faz ter mais certeza do caminho que escolhi... me faz ter vontade de olhar o grupo todos os dias... me faz não querer desligar o msn mesmo estando ocupadíssima, só pra receber um bom dia, um ooooooooiiiiiiii, um "só pra mandar um abraço, sei que vc está ocupada", ou um "oi, minha fotógrafa preferida" e tantos carinhos mais... me faz sentir mais humana, mais viva, mais completa. Assim como os raios de sol depois de um dia de tempestade: Tudo escuro, vento, alagamentos, trânsito louco... Chego encharcada em casa, cansada. No meu monitor uma luzinha do msn piscando - OI AMIGAAAAAAAAAAAAAA!!!

Um grande abraço pros meus Raios de Sol! E obrigada por iluminarem meus dias!

PS: Era pra eu escrever sobre o encontro de ontem, que foi o máximo! Mas seria uma pena falar de um só, tendo tantos outros encontros maneiros. Uma heresia, praticamente! rs O diferencial de ontem é que conhecemos um amigo do Rod que é DJ e faz muitos eventos, o André. Gente booooooooaaaa pacas! A Elaine até quis fazer foto em frente a mesa de som dele! Aliás, pra quem tá procurando um animador de festa e ótimo DJ, taí a dica! De quebra, ele ainda leva o Chaves e o Papai Smurf, que a Samira quase leva pra casa! ahahahaah






































17.6.08

É HOJE! HAPPY DAY!



Play aqui:

Semana de dia dos namorados... o amor no ar... E no sábado, dia do casamento da Lu com o Leo.

Chego no Sheraton buscando uma noiva nervosa, ansiosa, desesperada, pendurada no telefone... Que nada! Tava lá a Lu deitadona, suuuuuuper relaxada, com luvinhas, meinhas, e recebendo uma massagem que faz qualquer um querer também! Ela não me deixou fotografá-la nesse estado... que peninha... rs

Eu ali, uma pilha! E ela relaxaaaaaaaaaaaada... Gente... como assim? Uma noiva tão controlada? My god! Eu tão acostumada a relaxar, acalmar, dizer coisas engraçadas pra deixar o ambiente mais leve... e ... ela lá... nem parecia que ia casar! E respondia pra mim: "Ficar tensa pra quê? Tanto tempo planejando, tudo certinho, bonitinho... pra que me preocupar?"

Viram, meninas? Sigam o exemplo! rs

O Antônio arrasou no cabelo e maquiagem! E o vestido? Lindoooooooooooooo! A suíte estava cheia: mãe, tia, sobrinha, irmã... e o Rodrigo da Zoom Films! E a Lu? Calmiiiiiiiiiiinha...

Mais tarde percebi o porquê da calmaria. Tudo perfeito! E ela estava economizando energia pra botar pra quebrar na pista! E acredito que o Leo também! Aliás, e os olhinhos dele brilhando ao vê-la entrando? Omodeeeeeeeuuuuu... É só conferir na foto abaixo! :) Não pararam nem um minuto! Eu até tentei rebocá-los para um local mais reservado pra fazer aquelas fotos de namoro, e tal... mas a Lu disse: "Não... vou perder a festa!"

E a tão esperada supresa pros convidados foi o Cordão do Bola Preta! Um espetáculo! Confete, serpentina, e muita animação! Ninguém parou! Nem eu! rs

Foi um 14 de junho inesquecível pra todos que estavam lá! Que bom que eu, meu amigo Immonem Barros e o Rodrigo Ostapiuc estavávamos lá pra registrar tudo! Foi maravilhoso! Um prazer inenarrável!

Lu, Leo... muitos e muitos dias felizes pra vocês! Que essa energia boa, esses amigos animados, e a família linda de vocês estejam sempre juntos!




















































11.6.08

NAMORAR É PRECISO...

... para que não se esgote o que há de melhor em nós...

Dêem o play aqui:

E todos os anos, sempre perto do dia dos namorados, cada vez mais, percebo que o carinho por esse dia de esvai. O capitalismo tá tomando conta mesmo. Assim como no natal, dia das mães... Uma pena!

Uma pausa explicativa: o dia dos namorados aqui no Brasil nasceu exatamente numa promoção de loja, que foi copiada pelos outros comerciantes nos anos seguintes. Já o Valentine´s Day, comemorado no dia 14 de fevereiro, não.

Mas porque não podemos aproveitar as duas datas pra nos lembrar que namorar é preciso?

Vamos esquecer o porquê das coisas. Deixar de ser tão racionais, capitalistas, sem esperanças...

Que tal apagar todas as explicações e origens, e pensar assim: o dia dos namorados foi feito pra nos lembrar que é preciso namorar! (suspirem nesse parágrafo!)




É preciso apaixonar-se todos os dias! Olhar nos olhos, abraçar gostoso, como se o mundo pudesse acabar li, naquele instante, e nada fosse os afetar. Olhar pra pessoa amada como se fosse a primeira vez. E lançar aquele olhar que diz tudo. E calar esse olhar num beijo, que diz mais ainda.






É preciso brincar de namorar... sorrir de verdade, gargalhar de verdade, fazer cosquinha, dar beijinhos no pescoço, beijinho de esquimó, beijinho de borboleta, beijinhos na mão, na testa, pelo coorrrrrrpo todo! Beijos longos, curtos, roubados, dados, beijos matinais e noturnos, beijos que curam, que queimam, que acendem, que esquentam, que fervem, que matam. De amor, claro!

É preciso deixar o stress do trabalho de lado. Deixar de se ocupar com problemas. Dar tempo ao amor, ao namoro, ao amar, namorar...

Amanhã é dia de lembrar de namorar. Namorar é preciso. Não só amanhã! Sempre! Pegar um cineminha, comer pipoca, beber no mesmo copo com 2 canudinhos. É dia de dar presente, nem que seja uma carta de amor, um torpedo surpresa, um email animado, um beijo roubado, uma visita não esperada, um eu te amo apaixonado. Presentear é mostrar pra pessoa que você lembrou dela. Que ela é importante pra você. Presentear é doar-se.

E fico aqui selecionando dentre os milhares de registros que fiz dos olhares, das mãos, dos beijos, dos abraços... momentos que congelei. E espero que todos ainda saibam namorar assim. Se olhar assim, se abraçar assim. Que o casamento seja apenas algo pra se comemorar e não pra pesar, como muitos dizem. Porque casar não é apenas um contrato. Significa ter o amado todos os dias ali... pertinho, pra beijar, olhar, dar banho, cuidar, dormir de conchinha, e beijar de novo, abraçar, beijar de novo... e namorar... porque namorar é preciso! Sempre! Lembrem-se!











































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...