13.8.11

PAI


Play:

Pai, você foi...
Se foi...
Faz tanto tempo!


Mas sinto você bem perto de mim outra vez.
Cada vez... que fotografo uma filha com seu pai.


Sabe, ironicamente, não temos muitas fotos juntos. Logo eu, pai, que sou responsável por tantas lembranças lindas de tantas filhas orgulhosas e sortudas de terem, ainda, seus pais por perto.


"Você foi o melhor dos meus erros
A mais estranha história que alguém já escreveu
E é por essas e outras que a minha saudade
Faz lembrar de tudo outra vez." 



Pai, você era lindão, altão, fortão! E por toda a minha vida vou ficar imaginando como vc ficaria lindo, todo grisalho. Talvez, você manteria o bigode e a barba, que eu adorava quando começou a cultivá-los. Sempre te imagino como o Burt Reynolds. E muitas vezes te vejo nos pais que conheço e fotografo. Ás vezes, penso em você totalmente grisalho, ponto pra ser o melhor vovô do mundo!


Em outras, vejo você apenas com alguns traços de uma boa vida bem vivida. E um sorriso escondido no brilho dos olhos cansados do trabalho que você sempre se orgulhou de fazer! É... acho que você estaria assim hoje, caso a doença maldita não tivesse te tirado a vida.


Na verdade, eu me vejo, sonhadoramente, em todas as noivas felizes com seus pais ao lado. E vejo você em cada um, buscando traços de sua personalidade neles, imaginando como seria se você presenciasse o meu casamento. Como seria você abrindo a porta do carro pra mim.


Óbvio que você beijaria minha mão, e não o rosto. Você tinha esse ar de cavalheiro das antigas, que abre a porta pra gente passar, se levanta pra gente sentar... sempre querendo agradar!

 
Mas ficaria durante muitos minutos me olhando admirado, pensando em todos os anos que sonhou com este momento. Em como cresci tão rápido, me tornando na mulher madura que você se esforçou pra que eu me tornasse. 


Pai, você era agnóstico, mas sei que você me honraria com sua presença, me levando enlaçada em seus braços até o Rodrigo. Acho que você seria aquele pai que olharia pra frente, como sempre me ensinou. Mas, em determinados momentos, em grande parte do caminho, ficaria me olhando com aquele sorriso bobo... um sorriso, que, só quem tem uma filha, sabe dar!




Durante o cortejo todos olhariam admirados em como somos parecidos no andar, no sorriso e no olhar...


Me entregaria ao Rodrigo... cheio de amor. O abraçaria como um filho. Ao invés de dizer: "cuide bem dela", diria: "eu vou cuidar de vocês, pode deixar!" E sairia de fininho, escondendo a emoção. 



Não iria dar a mínima atenção ao celebrante, mas cuidaria pra que eu soubesse e gravasse cada palavra. Você estaria sim, muito ansioso por me abraçar logo, me felicitando por estar casada. 
Ah, esse abraço pai... seria o mais longo de todos os os abraços! 





"Você foi o maior dos meus casos
De todos os abraços o que eu nunca esqueci
Você foi dos amores que eu tive
O mais complicado e o mais simples pra mim."


Ah... e na festa? Você sempre gostou de receber as pessoas em casa! Imagino numa festa tão importante quanto o meu casamento! Você iria ter pavor das tradicionais fotos atrás do bolo! Mas o faria por mim, todo orgulhoso! Imprimiria num tamanho pequeno o suficiente pra você colocar na carteira. Eu e você. E exibiria pra todos que encontrasse pelo caminho. Porque você me ensinou a dar muito valor à tudo que conquistamos. E sempre usou as fotos pra demonstrar isso. Você tinha orgulho do seu passado. Talvez, porque, lá no fundo, você soubesse que o seu futuro não seria escrito nessa vida.



"Esqueci de tentar te esquecer
Resolvi te querer por querer
Decidi te lembrar quantas vezes eu tenha vontade
Sem nada perder."


Na minha festa de casamento, dançaríamos a noite inteira! E eu, com certeza, seria levada lentamente pelo salão, apoiada nos seus pés... como você fazia quando eu era pequena, lembra? Lembraríamos disso quando estivéssemos dançando. 


Você beberia o melhor uísque, e cantaria todas as músicas que gosta! E mesmo sendo um roqueiro-bossa-nova incorrigível, pularia comigo em todas as músicas que você soubesse que eu gosto, só pra me fazer feliz! Seria o folião mais animado do salão! Seria mais um amigo no meio de todos os amigos.








Sabe pai... também lembro de você quando alguma noiva que fotografo também não pode mais ter seu pai por perto. 
Sinto meu peito apertar e doer junto com o dela. 
Algumas entram sozinhas. Outras, com a mãe. Outras com os tios, ou o padrasto, que é um pai pra elas também. E tem as que dão um jeitinho de carregá-los com elas. É estranho dizer, mas, até na ausência do pai delas, eu sinto você... outra vez. 


"Você foi o melhor dos meus planos
E o pior dos enganos que eu pude fazer"


Pai, você foi muitas coisas que eu não planejei. Nem todas as famílias são perfeitas. Mas o que importa é que quando você quis ser, você foi o melhor! Você se doava. Você preferia dar o seu pão a um amigo que não tinha, do que partilhá-lo, pois você sempre disse que tinha forças pra conseguir outro. Suas forças foram vencidas. Mas você não. Você se foi sem reclamar de uma única dor. 

Das lembranças que eu trago na vida, você NÃO é a saudade que eu gosto de ter. 
Eu prefiro imaginar você em cada pai maravilhoso que conheço. E me imaginar em cada filha que fotografo.
Assim ganho irmãs, já que sou filha única. E só assim mantenho você vivo. 

"Só assim... sinto você bem perto de mim outra vez."




***

28 comentários:

Adriana Polacco disse...

Sem palavras

Brena Costa disse...

Poxa Deh, fiquei muuuito, muuuito emocionada e consegui identificar meu pai em todas suas palavras.. como sempre... emocionando com palavras e imagens

Andrea Paes disse...

Lembrei de tanta gente, Breninha... vc não tem noção! Seria um post kilométrico, se eu fosse colocar tudo aqui. Abraço-te!

Samantha Monteiro disse...

Que lindo Deh... como ums noiva que infelizmente não pode ter o pai fisicamente no dia do casamento, me identifiquei muito com o seu post.... Emocionada e com lágrimas correndo, não tenho muito o que dizer... calou fundo no coração...

Nathália Guse disse...

*-* Snif :´(

Andrea Paes disse...

Naty, vai lá e agarra teu, que eu adotei e tb amo tanto! ^^

Geek Girl disse...

Emocionada. Só consigo dizer que é mais um lindo post, Andrea.

Evelyn Nunes disse...

Nossa, ainda bem que li isso em casa, sem ninguém por perto! Muito lindo seu texto!

Eu acho que os pais deveriam ser proibidos de nos deixar até fazerem 90 anos!

Lamento muito a sua perda, mas tenho certeza que ele está olhando e cuidando de você lá de cima, todo orgulhoso!

jussara stumm disse...

De ti , sómente isto .Emocionante xuxu!!

Ale Lima disse...

E eu me lamentando pela distância geográfica..Tão egoista eu sou não ?
Chorei muito lendo esse post...Tenho muito amor e admiração pelo meu pai..Não imagino a dor de viver sem ele..
Não consigo imaginar isso, Deh...Nos falamos sempre..Choramos muito ao telefone..Mas ele tá lá, esperando a gente voltar...
Lindo demais esse post...

Perla Lima disse...

Xuxu, Mto emocionante e bela homenagem.
super bjo

Bruno Lupisi disse...

Sem condições de comentar agora!
Como essa saudade dói... Como fez falta dia 29/09/2007... Como faz falta ainda e eu acho que nunca vai passar...

Choro, muito...

Te amo, irmã... demais!

Fabiane Gonçalves de Almeida disse...

Parabéns Deh, muito emocionante. Dava pra sentir em alguns pedaços do texto, o cheiro de suas lágrimas, que devem ter molhado seu teclado algumas vezes enquanto escrevia. Ouvi também suspiros, risadas de lembranças felizes e o bater forte do coração de uma filha. Beijo amiga!

Luana Franco disse...

Lindo! Acho q eu não podia chorar... já era...
Bjs

juliana louseiro de souza disse...

Ai, tô aqui me acabando em lágrimas e não ou conseguir comentar esse post, juro.


Um beijo =)

www.fuxicodenoiva.com.br
http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

Nanashara disse...

lindo demais, emocionante demais, chorei demais

Priscila Gilaberte disse...

AMEI AMEI AMEI AMEI !!!!!!!!!!!!!!!

Laura Reis disse...

Lindo e emocionante! AMEI!
Beijos.

Márcia Silveira disse...

Muito emocionante, Andrea. Eu tembém não tenho mais meu pai aqui comigo e também tento imaginar às vezes como ele seria.
Parabéns pelo texto e pelas fotos.
Bjs!

Andrea Paes disse...

Como escreveu o Drummond: "Também temos saudades do que não existiu. E dói bastante!" :( Agredeço pela visita e carinho, xuxu! ;) Beijo!

Fatima Angelica disse...

PQP!!!! me fez chorar e muito, lembrando de meu pai.. eu poderia ter dito isso...
Obrigada por me emocionar, com as imagens nem falo, mas com as palavras dessa vez...
PQP!!
To chorando... obrigada

Ignez Helena disse...

Andréa, como você me emocionou!
Chorei muito lendo seu texto. Me identifiquei de mais com cada frase escrita por você e fiquei imaginando como será dolorido não ter meu pai amado para me levar até o altar no meu grande dia! Mas me conforto ao saber que ele criou uma família tão linda e unida que meu irmão vai representá-lo muito bem e sei que de alguma forma meu paizinho também estará "presente" nesse momento tão epecial da minha vida!
Parabéns por essa linda homenagem!
Beijos.

Ignêz Helena.

Zuleica disse...

Oi Andrea! Eu nem lhe conheço, desculpe-me por tomar a liberdade de lhe escrever, estava procurando o blog de uma amiga com seu nome e acabei entrando no seu. Não teve como não ler essa homenagem linda ao seu pai. Difícil conter as lágrimas. Pai é tudo mesmo, graças a Deus tenho o meu e imagino que deve ser muito doloroso perder um pai. Que Deus preencha o seu coração de conforto e paz. Certamente seu pai teria muito orgulho de vc.

Luana Franco disse...

Se eu entrar nesse blog um dia e ler 10 posts eu choro 10 vezes... de emoção, de energia boa, de amor que essas imagens e lindas palavras nos transmitem...
Beijos

PAULA FERNANDA CIPRIANO disse...

Andrea, depois que casei confesso que nunca mais tinha entrado em seu blog. E que delícia ler palavras tão cheias de emoção...

Não imagino, nem de longe como seja esta dor, acho que é uma das mais temerosas que temos, de perder nossos pais.

Mas você a relata com tanta poesia, com tantas fotos lindas, que seu pai deve lá onde ele descansa escrever também sobre como ele se orgulha de você.

Deus abençõe seu talento e te conforte sempre!

Andrea Paes disse...

Paula, muito obrigada pelo carinho. :)

Mônica disse...

Parabéns! Caso em setembro e também não tenho mais meu pai. Serei conduzida ao altar pelo meu padrinho que sempre foi um pai, mesmo antes do meu partir. Mas o vazio é inquestionável... Meu papi se foi quando eu tinha 8 anos e até hoje lembro dele quase todos os dias.... Obrigada por partilhar essa emoção conosco! Por dividir esse trabalho lindo! Parabéns! beijos

Amanda disse...

Hamnade du lite snett på firmafesten?
Lugn! Vi tillhandahåller azitromycin/zithromax som kan intas som engångsdos mot klamydia.

Har du en flirt vid sidan om och har svårt att orka med både fru och älskarinna!?
Kamagra24seven har hjälpmedel för det, kamagra, tadalafil och många fler potensprodukter.

Vi kan hjälpa dig med det mesta inom potensmedel.

Vi har snabba leveranser och full anonymitet för dig som kund.
Gör som många andra och kontakta oss, du kommer inte bli missnöjd!

Mvh
Team K24-7

WWW.KAMAGRA24SEVEN.COM
WWW.KAMAGRA24-7.COM
WWW.KAMAGRA24SEVEN.SE
WWW.KAMAGRA24-7.SE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...