Religiosa, civil, representativa, ritualística, muuuuuuuuito religiosa, espiritualista, iventiva... há várias maneiras de se realizar uma cerimônia de casamento. E em todas elas existe um desejo em comum: celebrar uma união. Ritualizar para grande parte dos casais é uma necessidade. Para muitos outros é sonho. E em alguns casos, uma tradição de família.
Em todas elas há a satisfação de congregar. Unir a família e amigos de ambos num só dia, num só evento. E perante todos prometer amor pra toda vida.
Um dia tão sonhado, aguardado, pensado, organizado, roteirizado, produzido... e mesmo assim tantas surpresas. Algumas não tão agradáveis assim, mas... as inúmeras emoções compartilhadas neste dia superam qualquer surpresinha inconveniente. Basta ter bom humor!
Uma cerimônia de casamento pode ser celebrada pelo padre, pastor, juiz de paz, um amigo íntimo, pelos pais, e por todos esses juntos. Há de se escolher um celebrante muito especial. É ele quem dá o ritmo, é quem faz com que aqueles minutos intermináveis antes do beijo sejam leves, cheios de emoção e significado.
Semanas, meses.. e até anos de expectativas pra chegada desse grande dia. Sempre me debulho em lágrimas junto com as noivas no momento da entrada delas. Aliás, ANTES do momento de entrada. Quando privilegiadas pela presença do pai ou da mãe, ou até pelos dois, o encontro deles ao vê-la vestida de noiva é mágico! Os pais sempre ficam sem palavras. Evitam as lágrimas pra manter aquele ar de "pai da noiva". Mas depois, me convidenciam a emoção de ver sua filhinha, o seu bebê, sua pequena... começando uma nova jornada. Muitas delas vão morar longe. E esse fato faz tudo doer muito mais!
Aliás, emoção é o que não falta num casamento. Corações acelerados, mãos geladas, olhares ansiosos... Muitos seguram as lágrimas. Outros tentam segurar... em vão. Quando a noiva chora, o noivo segura as pontas. Quando a noiva é durona... aaaahhh... o noivo desaba... E tudo começa ali, quando ela entra e ele a vê como nunca viu antes. E a cada passo dela ao encontro dele, a emoção aumenta.
A cerimônia de casamento é um ritual de fé. Vocês acreditam na sua relação. Padrinhos, família e amigos acreditam que o seu relacionamento tem tudo pra dar certo. Nos textos dos celebrantes, várias vezes é indagada a certeza dos noivos. Homem e mulher fazem promessas. Eu nunca casei, mas fotografo o olhar deles. E vejo em cada olhar um filme de suas vidas. Tudo que eles passaram até chegarem ali. Momentos de alegria, tristeza, doenças, conquistas, vitórias, viagens... Alguns escrevem votos (escrevam votos, por favor! É tão mais significativo!) e outros tem os padrinhos pra contarem sobre eles. Em algumas cerimônias, os pais tomam a palavra embargada pela emoção, e acolhem o novo(a) filho(a). Dois se tornam um, sem perder a individualidade.
"Say you love me
Every waking moment,
Turn my head with talk of summertime...
Say you need me with you,
Now and always...
Promise me that all you say is true...
That's all I ask of you..."
Acreditar que vai dar certo! E não é só isso. Planejar uma vida inteira juntos é muito mais legal! Vencer obstáculos. Na alegria e na tristeza. Na saúde e na doença. Aceitar. Conceder. Ali, perante todos, promete-se ser companheiro, amante, amigo e eterno namorado. Tudo sonhado, planejado, esperado. É tanta expectativa que mal se consegue prestar atenção ao celebrante. Teve um noivo que perguntou: "Vai demorar muito pra eu te beijar?" Outro já saiu beijando assim que a noiva chegou ao altar. E teve um que exagerou no beijo e quase engoliu a noiva... :D
Beijo e aliança selam a cerimônia. Casados. Lindas histórias pra chegar até este momento. E ainda é o começo. E saem sorridentes de mãos dadas entre os convidados. Acenam, cumprimentam, enfim, relaxam. Casaram! A partir dali marido e mulher. Desejamos vida longa com saúde, fartura, felicidade plena, boa sorte, e que o amor sempre se renove. Prospere. Que as dificuldades não os afaste, e sim, aproxime, quando um tenta levantar a bola do outro. Que sejam os melhores amigos. Amigos pacientes. Amigos com tempo pra escutar, apoiar e brincar. Brincar de se apaixonar. Todos os dias!
"Say you'll share with me
One love, one lifetime
Say the word and I will follow you..."
*